Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Missão em Timor

Durante 3 anos estarei a fazer uma missão em Timor, pela Ordem dos frades menores capuchinhos, e neste blog tenciono contar todas as minhas aventuras e a percepção que vou tendo dos acontecimentos, tudo de uma forma peculiar que só eu sei viver :D



Sexta-feira, 19.04.13

Finalmente!!!

Olá amiguinhos! Desculpem a minha ausência, disse que iam ser apenas 15dias, mas não tive tempo para escrever nada, o tempo está a ser tão bem aproveitado que chego à noite completamente esgotado. Mas há que ver o lado positivo, quantas mais actividades tiver mais coisas tenho para vos contar {#emotions_dlg.tongue}

Continuando a aventura… No dia seguinte ao retiro em Dare, na segunda-feira 4 de Março, depois de mais um dia de aulas, tivemos um dia muito esperado por toda a fraternidade, a bênção da nossa nova mota. Como os trabalhos pastorais se multiplicaram, apenas um carro deixou de ser suficiente para responder a todos os serviços, sendo assim decidimos comprar a mota para nos apoiar nas deslocações. Depois do almoço reunimo-nos todos em volta do “novo membro” da fraternidade. Durante o acto da bênção o superior pediu para que a mota fosse usada com consciência, responsabilidade e segurança. No final todos nós pudemos sentar e experimentar a nova menina. Quanto a mim vou começar a ter aulas de mota para tirar a carta (desculpa mãe, sei que não gostas de motas, mas prometo ser um bom menino na estrada).

 

 

Tal como em Portugal, aqui em Timor também estamos no tempo da chuva. A diferença é que a chuva de cá não vem acompanhada de frio gelado, mas de uma ligeira descida de temperatura, tipo 19ºC {#emotions_dlg.sol} . As chuvadas foram fortes, criando grandes rios, mas sem inundações, o que fez com que o esgoto de escoamento junto de nossa casa ficasse entupido com variados tipos de lixo, especialmente terra e folhas de palmeira. Fartos de esperar por uma acção do ministério das infraestruturas decidimos pôr mãos à obra e, a exemplo dos frades menores capuchinhos dos primeiros tempos, fomos fazer aquele trabalho que é necessário, mas que ninguém quer fazer. E preparámo-nos todos, no sábado de manhã com pás, sacholas, arados, catanas e carrinhos-de-mão e fomos limpar a estrada. Um trabalho de grupo que nos ocupou a manhã toda e deixou-nos completamente esgotados. No final do trabalho ficou a certeza de que nos próximos dois anos não teremos problemas com o escoamento da água. E como o dia ainda era uma criança, principalmente para vocês que tinham acabado de acordar, de tarde, apesar de muito cansado, ainda tive que ir, juntamente com o frei Agostinho, ensaiar o grupo coral para a animação da missa do dia seguinte que, mais uma vez, iria ser eu a dirigir… Eu admiro-me como eles ainda pensam que eu percebo de música e que sei cantar… Parece que o segredo está em fazer as coisas com confiança {#emotions_dlg.ok}

No dia seguinte, Domingo, depois de ter dirigido o grupo coral, que mais uma vez cantou maravilhosamente bem (não graças a mim que só me limitei a dar a entrada com a viola e a marcar os tempos) eu, o frei Agostinho e os jovens de Tíbar iniciamos o nosso retiro da quaresma, em jeito de peregrinação, até à estátua do Papa João Paulo II, uma caminhada de cerca de 35min pelo meio da montanha. Como sou uma pessoa que trata sempre de tudo atempadamente, tenho sempre tudo bem organizado e nunca me esqueço de nada, depois da missa tive que dar corda aos sapatos e correr até casa (com a mochila e a viola às costas) para ir buscar o pão que tinha ficado no forno (felizmente desligado senão torrava o pão) para comer durante o almoço, que seria partilhado, e voltar à estrada para me juntar ao grupo… Não sei se fui eu que dei uma de Speedy Gonzales ou se foram eles que decidiram andar a contemplar todas as pedras que encontravam pelo caminho, o que é certo é que quando os apanhei ainda só tinham andado cerca de 200 metros… o retiro contava com uma caminhada e algumas paragens pelo meio para uma pequena reflexão sobre a fé, visto que a Igreja celebra este ano o Ano da Fé. Na peregrinação participaram cerca de 25 jovens. Chegando ao local Fizemos a nossa última reflexão, todas elas baseadas na fé das principais personagens bíblicas, partilhamos experiencias, expressamos o que sentimos durante o retiro e deram-se algumas sugestões para encontros futuros. Terminada a reflexão fomos todos almoçar ao som de música ao vivo tocada por um dos jovens que caminhou connosco. Como a hora prevista para o frei Fernando nos vir buscar era para as 14h e ainda só eram 13:15h decidimos todos atravessar a rua e ir à praia. Comecei a esfregar as mãos e a pensar “É hoje que vou dar um mergulho”… Chegados lá, começaram todos a ir para trás de umas rochas, não fiquei atrás e fui também pensando que ia encontrar um pequeno paraíso, mas afinal não passava de uma simples baía sem grande beleza. Voltei para trás, tirei a t-shirt e preparei-me para ir ao banho. Quando estava prestes a mergulhar, com a água já acima dos joelhos começo a ouvir “frei Tinoco mai frei Fernando foin to’o”(frei Tinoco vem, o frei Fernando já chegou). Completamente desiludido lá fui eu para o carro… posso dizer-vos que já lá vão 6meses e ainda não dei um mergulho em Timor… Mas hei-de dar e ainda este ano, espero eu…

Amiguinhos desta vez foi um texto um pouco mais curto que o normal, mas espero que gostem. A todos desejo uma boa Páscoa (até ao Pentecostes ainda é Páscoa) e que continuem a divertir-se com o meu blog. {#emotions_dlg.happy}

Paz e bem amiguinhos! Estaremos juntos na oração e no coração {#emotions_dlg.heart}

Autoria e outros dados (tags, etc)

por missao em timor às 00:50


7 comentários

De Alexandre Fernandes a 23.04.2013 às 22:01

Oi Ricardo, tudo bem?
Não sei se o meu pedido te deixaria com problemas, mas continuo interessado em saber mais sobre os projetos de educação que a instituição que você faz parte tem desenvolvido por ai. Provavelmente eu irei a Timor Leste em julho e queria saber se você teria como me ajudar a ter esse contato!
Agradeço desde já a atenção e espero que continue a sua grande missão.
Abraços, Alexandre Fernandes.

De missao em timor a 06.05.2013 às 04:55

Olá Alexandre, é bom saber que estás disposto a vir cá para ajudar este povo. Eu gostava de te poder ajudar, mas a nossa instituição não trabalho com projectos educacionais, é mais virada para os projectos de evangelização... Vou procurar informar-me e depois digo-te... Para teres uma ideia dos nossos projectos para missionários leigos dou-te o nosso link com tudo explicado...

http://www.leigos.capuchinhos.org/programa_lcm_20100709.pdf

Abraços!

De Alexandre Fernandes a 13.05.2013 às 05:28

Oi Ricardo. Então, na verdade eu não sou missionário, mas sou estudante de ciências sociais. E uma das coisas que eu queria conhecer eram esses projetos de educação que vocês tem. Entender muito sobre o catolicismo em Timor Leste. Eu entendo evangelização como uma forma de educação, mas uma educação para ensinar as pessoas o ensinamento de Jesus Cristo.
Não sei se a instituição de vocês teriam como me receber nesse tempo, se eu também iria te incomodar. Seria apenas para passar três semanas em julho. Estou indo pra Dili dia 13 e queria ver se poderia passar umas duas semanas ai e se vocês teriam como me alojar para conhecer os projetos de educação/evangelização de vocês.Posso pagar pelo alojamento, não sei, e espero não atrapalhar em nada o que vocês fazem aí.
Se você pudesse intermediar isso, eu ficaria muito feliz. Se não puder, vou entender!
Obrigado pelo texto que você me mandou. É bastante esclarecedor!

Abraços!
Alexandre

De missao em timor a 13.05.2013 às 13:49

O projecto que te mostrei é mesmo para casos com tu. Os Leigos capuchinhos em missão são para leigos e não missionários religiosos que querem ter uma experiência de missão em Timor. Em Dezembro tivemos 1engenheiro e 1 enfermeiro (o Pedro e o Camilo) que só tiveram cá um mês. Estavam de passagem pela Asia em experiências missionárias e ao passar por Timor entraram em contacto connosco... Eu penso que o endereço que te dei tem um contacto de e-mail. Envia um e-mail para esse frade, expões o teu caso e ele ajudar-te-á e te encaminhará melhor... O projecto Leigos Capuchinhos em Missão é para pessoas casadas ou solteiras e não para frades e padres. Para nós o projecto é diferente... :D

Vê o texto do meu blog 'No Katuas às 10h' e perceberás... Aqui vai o link-
http://missaoemtimor.blogs.sapo.pt/tag/mission%C3%A1rios

Abraços!

De Alexandre Fernandes a 14.05.2013 às 05:22

Oi,
acho que não fui muito claro. Eu não estou querendo agir como missionário, eu queria conhecer um pouco vocês fazendo a evangelização de vocês, ver como são as catequeses, os joguinhos no campo de futebol que vocês fizeram, os livros didáticos que vocês usam e conversar com vocês, leigos e seminaristas. =)

Vou entrar em contato com o frade, apesar de nao ter achado o contato naquele documento.

Foi muito esclarecedor, de qualquer maneira. Abraços!

De missao em timor a 15.05.2013 às 00:27

Eu percebi-te perfeitamente e é por isso que te digo para entrares em contacto com ele. o mail é: timor@capuchinhos.org O nome do frade é Fr. Rito Dias. Entra em contacto com ele, esclarece a tua ideia e ele saberá melhor encaminhar-te, porque ele é que é o responsável pela missão. E não precisas ser missionário, o Pedro e o Camilo também não eram, estavam de passagem, entraram em contacto connosco e nós acolhê-mo-los :D Abraços!

De Alexandre Fernandes a 15.05.2013 às 00:53

Oba!
Se eu conseguir chegar aí, te levo várias latas de marmelada brasileira!
Abraços e muito,muito obrigado!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930





Links

Blogs sobre missões

Frades Menores Capuchinhos