Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Missão em Timor

Durante 3 anos estarei a fazer uma missão em Timor, pela Ordem dos frades menores capuchinhos, e neste blog tenciono contar todas as minhas aventuras e a percepção que vou tendo dos acontecimentos, tudo de uma forma peculiar que só eu sei viver :D



Quarta-feira, 17.10.12

Alguém viu a electricidade?

Está a ser difícil habituar-me ao fuso-horário de timor, principalmente quando nunca me deito antes da 1h da manhã (não consigo ter sono antes, ou porque fico a falar com família e amigos) e tenho que me levantar às 6h… resultado: Passo as manhãs a dormir para recuperar o sono perdido… {#emotions_dlg.sleeping}

Começou a época das chuvas… Grande choveirada que se abateu em Timor. Foram mesmo chuvas torrenciais, pena que não durou mais que hora e meia… Uma coisa que não passa é o calor. Mesmo a chover torrencialmente o calor não desaparece. Só para terem uma ideia, neste momento são 22h e estou de calções, descalço e sem t-shirt e mesmo assim tenho muito calor… O que também não dura muito por cá é a electricidade. Agora lembra-se de ir passear a meio da manhã e voltar só ao final da tarde… Estou tramado… {#emotions_dlg.sidemouth}

Normalmente, e isto mais nas crianças, qual é a coisa indispensável que se tem que fazer antes de se ir ao médico? Tomar banho… pois aqui com os carros é a mesma coisa. Como é dia de levar o carro à oficina, toca a dar-lhe um banhinho… nem mesmo o facto de ter chovido tirou a obrigação de limpar o menino… {#emotions_dlg.happy}

Na paróquia onde estou a residir, em Laleia, há uma regra de ouro que o pároco criou que diz “Todo o animal que pisar o recinto da igreja passará a ser propriedade do Padre”. A sorte da população é que temos consciência da necessidade que eles têm dos seus animais para se sustentarem e, durante o dia, simplesmente os expulsamos do recinto sempre que eles cá entram senão só hoje teríamos grande banquete, 5 porcos e 6 cabras foram encontrados a passear no nosso recinto… Quando os vi até esfreguei as mãos, mas decidimos deixá-los ir… {#emotions_dlg.smile}

Quero agradecer a todos vós que tendes lido o meu blog, o vosso feedback tem sido muito importante para mim e um entusiasmo ainda maior para continuar a escrever e contar-vos tudo o que estou a viver e sentir nesta missão. Obrigado a quem me deu esta ideia de criar o blog. Na altura nunca pensei que fosse correr tão bem. Obrigado a todos os que têm partilhado o blog nos sites e com os vossos amigos no facebook e outras redes sociais. Obrigado do fundo do coração a todos vocês que leem e acompanham assiduamente este blog. É muito gratificante para mim poder compartilhar isto com vocês e muito mais gratificante é saber que vocês estão a gostar. Não tenho palavras para vos agradecer. O Blog está a ter um sucesso que nunca imaginei que fosse ter. São vocês que o tornam especial. Obrigado! {#emotions_dlg.heart}

PS: Tomar banho de água fria à meia noite e não sentir frio não é para qualquer um, só para quem vive num país tropical como eu… ah pois é… {#emotions_dlg.happy}

Paz e bem amiguinhos! Estaremos juntos no coração e na oração! {#emotions_dlg.heart}

Autoria e outros dados (tags, etc)

por missao em timor às 12:50


7 comentários

De Marina Azevedo a 17.10.2012 às 13:07

Realmente foi mesmo muito boa ideia teres criado :) Sou seguidora assídua! eheh Beijinhos

De Paula a 17.10.2012 às 14:49

Bem, isso da falta de eletricidade é um grande problema... para mim seria! Vá lá que é de dia que falha... se bem que é de dia que mais faz falta um frigorífico (já agora, tens frigorífico?). Como comecei a ler há pouco tempo há certos pormenores que me falham lol Beijinhos!

De missao em timor a 18.10.2012 às 13:13

Sim afilhadinha, temos frigorífico... :D sinceramente preferia que a electricidade fosse à vida de noite, assim não me afectaria, agora de dia... Foco sem Pc, sem Net e sem grande coisa para fazer...

De Ricardo Soares a 17.10.2012 às 15:59

Boas Tinoco :)

Vais adorar estar em Timor, já tive o privilegio de passar por ai. Terra magnifica, pessoas muito humildes, amáveis e simpáticas :)
Que corra tudo bem por esses lados, sei que nos, os deste lado hehe :P vamos torcer para que tudo corra pelo melhor :)

Abraço forte.

Ricardo Soares.

De missao em timor a 18.10.2012 às 13:19

Obrigado Ricardo! Realmente posso confirmar, as pessoas são fantásticas e noto um esforço delas para comunicar comigo... é fantástico :D
Para já estou a adorar, espero continuar :D

De Ju, a Constante ;) a 18.10.2012 às 11:38

Pois é Tinex, tás mesmo no paraíso... Também já tiveste de passar as tuas necessidades mais básicas num buraco durante 8 dias e eras tão feliz como eu he he he...

De missao em timor a 18.10.2012 às 13:24

Realmente... grande acampamento esse :D Vá lá que há dois dias que tenho electricidade o dia todo... e tenho casa de banho própria... menos mal :D

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031





Links

Blogs sobre missões

Frades Menores Capuchinhos