Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Missão em Timor

Durante 3 anos estarei a fazer uma missão em Timor, pela Ordem dos frades menores capuchinhos, e neste blog tenciono contar todas as minhas aventuras e a percepção que vou tendo dos acontecimentos, tudo de uma forma peculiar que só eu sei viver :D



Quinta-feira, 12.09.13

Frei Isidóros Cup

Olá amiguinhos! O meu professor de introdução à economia (apesar de estar a fazer o curso de filosofia-teologia, também tenho duas cadeiras de economia) dividiu a turma em 6 grupos e pediu-nos para fazermos um trabalho temático para depois o apresentarmos à turma. E esta semana começaram as apresentações. Nunca vi uma apresentação tão formal. Primeiro colocaram cadeiras para todos, atrás da secretária do professor, de seguida começaram a apresentação. Havia um moderador que indicou a ordem de apresentação do tema e qual o respectivo orador para esse tema, seguiu-se a temática do trabalho e, por fim, em que língua (neste caso línguas, decidiram apresentar em Tétum e Inglês) iria ser apresentado o trabalho. E como se isto já não fosse suficiente para achar a cena caricata (estamos a falar de uma simples apresentação à turma e não da defesa de uma tese) cada orador começava a apresentação com “Obrigado frater Domingos (o moderador) e à turma pelo tempo que me concedem para apresentar o meu tema…”. Fiquei tão surpreendido com tanta formalidade que estou assustado quando for a minha vez de apresentar… Acho que vou quebrar todos os protocolos timorenses… {#emotions_dlg.bunny}

Continuando a minha aventura, como no dia 9 de Maio o frei Isidóros faz anos e, como quando um frade faz anos costumam-se juntar as duas fraternidades de Timor, era preciso alguém ir a Laleia, no dia 8, buscar os postulantes (o frei Maximiliano viria só no dia seguinte depois da missa e o frei Filipe está em Portugal), essa tarefa coube-me a mim. Logo a seguir ao almoço peguei no carro e lá fui eu todo contente, sozinho mas não solitário (tinha os web10 da Mega Hits, que tirei da net quando ainda estava a morar em Laleia, para me acompanhar). O caminho não é difícil, só tenho que virar duas vezes, uma perto da residência do Presidente da República e outra em Hera. Se a última é fácil de saber quando tenho de virar, porque não há mais caminho em frente, a segunda requer um pouco mais de atenção. A única referência é um pilar no meio da estrada, já em cima da curva. E lá fui eu todo contente, a ouvir boa música e sempre atento à procura do tal pilar quando começo a achar que já tinha andado mais do que devia, mas como ainda não tinha visto o tal pilar e também não podia fazer inversão de marcha, porque a estrada é apertada (mal cabem dois carros) e com pouca visibilidade, só me restava continuar. O meu instinto estava certo, 10min depois chego a Cristo Rei e ao consequente final da estrada. Dei a volta (aqui já é possível) e lá voltei para trás com a atenção redobrada, porque a hora já estava a apertar. Encontrei o tal desvio e continuei a viagem mais tranquilo. A viagem durou-me cerca de 3horas. Não fui muito acelerado para poder evitar os buracos que afinal já tinham sido todos tapados. Cheguei a Laleia por volta das 17h. Relaxei por lá um pouco, tomei um café e umas bolachas e voltei à estrada acompanhado pelos postulantes. Eles eram cerca de 7. 3 Foram dentro do carro comigo e 4 foram atrás. Coitados dos que foram atrás, depois de saber que a estrada não tinha mais buracos aproveitei para acelerar, também porque queria chegar a casa à hora do jantar. Curva para a esquerda, curva para a direita, o carro sempre entre os 80Km/h e os 100km/h (à excepção de quando a curva era mais apertada, aí reduzia bastante) até que um dos rapazes pede para parar o carro, porque se estava a sentir mal. Parei o carro, esperamos um pouco para que o estômago dele se acalmasse e voltamos à carga. A partir daqui foi sempre directo até Tibar, sem parar. Eram cerca das 19:45h quando chegamos a casa, mesmo a tempo do jantar, e qual não foi o meu espanto quando olho para o carro e vejo a traseira toda suja de vomitado. Perguntei-lhes porque não me avisaram que estavam mal dispostos para eu parar o carro, eles disseram que tinham avisado, mas que provavelmente eu não teria ouvido… E realmente foi o que aconteceu. Como tinha o rádio ligado (tava sem bateria no tlm para ouvir o web10) não consegui ouvir os avisos dos rapazes… coitados, tive mesmo pena deles… {#emotions_dlg.sidemouth}

No dia seguinte, dia 9, foi o aniversário do frei Isidóros. Ele presidiu à celebração da Eucaristia, dando graças a Deus pelo dom da vida e por tudo o que Deus lhe tem oferecido. Durante a manhã os postulantes ficaram a preparar o grande almoço de festa enquanto nós, os pós-noviços, fomos para as aulas. Não faltou nada, a mesa estava recheada de coisas boas, muito arroz, Super Mi (uma massa esparguete feita em 2min muito boa,) vinho tinto, Martini e vinho do Porto (a minha perdição). No final da refeição cantamos os parabéns seguido do grande brinde, do partir do bolo e dos indispensáveis discursos. 

Como é óbvio, a festa não ficou por aqui, com tantos jovens numa casa, um campo de futebol só para nós e uma tarde livre só poderia resultar num jogo de futebol. Era a FREI ISIDÓROS CUP e seria disputado pelas duas melhores equipas de Timor-Leste, O Futebol Clube do Porto de Tíbar e o Sport Lisboa e Benfica de Laleia.

As equipas sobem ao relvado, tira-se a foto de apresentação e os jogadores cumprimentam-se em sinal de fair play (que realmente existiu, não houve registo de uma única falta, eu encarreguei-me de colocar uma venda nos olhos do árbitro).

As esquipas já estão constituídas, por parte do Futebol Clube do Porto de Tíbar: Na baliza Helton Tinoco (o único com a camisola do FCP), na defesa Fernando Alberto Otamentdi (2º em cima a contar da esquerda) e Manuel Maicon (3º em cima a contar da esquerda), no meio campo Fernando Nicolau (1º em cima a contar da esquerda) e João Agostinho Moutinho (4º em cima a contar da esquerda) e no ataque James Jesuíno Rodriguez (6º em cima a contar da esquerda) e Jackson Isidóros Martinez (Chegou atrasado ao jogo, porque estava a tratar do processo de renovação do contracto); Por parte do Sport Lisboa e Benfica de Laleia: Guarda-redes: Jeremias Artur (2º em baixo a contar da esquerda), na defesa: Jerónimo Luisão (4º em baixo a contar da esquerda) e Moisés Sidney (6º em baixo a contar da esquerda), No meio campo: Rido Gaitán (5º em baixo a contar da esquerda), no ataque: Sebastião Messi (1º em baixo a contar da esquerda) e Hélio Lima (3º em baixo a contar da esquerda).

Aqui vai o resumo do jogo:

0’ – Tem inicio o grande Derby Porto Vs Benfica. É o Benfica que dá o pontapé de saída.

3’ – Sebastião Messi arranca pelo lado direito, olha para a área, prepara-se para tirar o cruzamento e GOOOOOLLLLOOOOOO!!!!! Jogada inteligente de Sebastião Messi ao aproveitar o adiantamento de Helton Tinoco que se preparava para se antecipar e rematou colocado ao primeiro poste, não deixando qualquer hipótese ao guarda-redes portista. 0-1 para o Benfica e o jogo ainda mal começou.

5’ – Novo ataque na direita por parte de Sebastião Messi. Lance idêntico ao do primeiro golo, mas desta vez Helton Tinoco atento e a deitar a bola para canto.

12’ – Ataque do Porto pelo meio. João Agostinho Moutinho abre o jogo com um passe a rasgar para as costas da defesa, James Jesuíno Rodriguez ganha a bola, mas a não aproveitar o lance e a rematar para fora.

20’ – Ataque do Benfica. Sebastião Messi, desta vez pela esquerda, tira Manuel Maicon do caminho, isola-se, corre na direcção da baliza e… grande intervenção de Helton Tinoco a sair-se muito bem aos pés de Sebastião Messi e a roubar-lhe a bola.

22’ – É o Porto no ataque. Fernando Niculau abre na esquerda para João Agostinho Moutinho, ele corre com a bola, segue sem oposição, entra na área, tira um cruzamento rasteiro e GOOOOOLLLLLOOOOOOOO. James Jesuíno Rodriguez a aproveitar da melhor maneira o cruzamento e a restabelecer a igualdade. 1-1 no marcador.

35’ – Substituição. É Jackson Isidóros Martinez que entra em campo, para substituir… ninguém… Parece que ninguém quer sair. E fica o Porto a jogar com mais um… pronto… :P

40’ – Ataque do Porto. É Jackson Isidóros Martinez com a Bola. Ele finta Rido Gaitán, continua a progredir no meio campo, aproxima-se da área, tira Jerónimo Luisão do caminho com grande pormenor técnico, remata forte e colocado e GOOOOOOLLLLLLOOOOOO. É a reviravolta no marcador. 2-1 para o Porto… É o Rapa na rapaqueca…

45’ – Apita o árbitro para o intervalo (que aqui foi mesmo o Fernando Alberto Otamendi, ele é que andou a marcar o tempo com o seu relógio) :P

45’ – Inicia-se o segundo tempo. As equipas mantêm-se inalteradas. Sem mais demoras o Porto passa para o ataque. Fernando Nicolau entrega a bola na direita para James Jesuíno Rodriguez que imediatamente tira o cruzamento, Jackson Isidóros Martinez, na área, recebe a bola de peito, dá meia volta e… à barra… Que grande remate de Jackson Isidóros Martinez no poste superior da baliza encarnada… O lance não para, a bola sobra para João Agostinho Moutinho… remata de primeira com um pontapé artístico e GOOOOOLLLLLOOOOOOO. Bola colocada no ângulo da baliza de Jeremias Artur. 3-1 para o Porto… a vitória já não lhe deve escapar…

50’ – Jogada de insistência de Sebastião Messi, ele segue com a bola pelo meio, tira Fernando Alberto Otamentdi do caminho, entrega na esquerda para Hélio Lima, ele isola-se, entra na área, remata forte colocado e… Grande defesa de Helton Tinoco… é a defesa da noite… Nem o Super-homem conseguia voar tanto como ele voou… Os adeptos benfiquistas nem acreditam, na bancada já se gritava golo… ah espera, estou a ver o jogo errado… aqui não há bancadas nem adeptos… :P

75’ – (Tive que encurtar o resumo do jogo, porque o caché que me deram foi muito reduzido) O Porto já vence por 8-2. Vem novo ataque benfiquista. Depois de dilatada a vantagem e de perceberem que Helton Tinoco consegue travar tudo o que lhe aparece na frente os jogadores do Porto já nem se preocupam em defender… Novamente Sebastião Messi pelo meio, tira Manuel Maicon do caminho, abre na esquerda para Hélio Lima, que apercebendo-se da aproximação de Helton Tinoco, tira o cruzamento para o 2º poste, é Rido Gaitán que aparece isolado para fazer o remate e… incrível defesa de Helton Tinoco… Este jogador não anda, ele voa… num segundo está no 1º poste e logo de seguida já está no 2º poste a fazer mais uma brilhante defesa… Melhor guarda-redes do mundo, com certeza…

85’ – 2ª substituição do jogo. Manuel Maicon troca de posição com Helton Tinoco. O primeiro recua para a baliza e o segundo sobe no terreno para lateral esquedo.

89’ – O jogo já se aproxima do fim. É o Benfica no ataque. Sebastião Messi arranca pelo lado direito, aproxima-se da área, Helton Tinoco aproxima-se Sebastião Messi parte para finta, Helton Tinoco mete o pé à bola e grande desarme de Helton Tinoco, de meter inveja até mesmo a Puyol. Entrega já no meio para Fernando Alberto Otamendi, vê a desmarcação na direita de João Agostinho Moutinho, ele recebe a bola, olha para a área, vê Helton Tinoco a entrar na área à velocidade da luz, João Agostinho Moutinho cruza para a área, Helton Tinoco antecipa-se a Moisés Sidney, estica a sua perna de 3metros e meio, desvia, com um ligeiro toque, a bola de Jeremias Artur e GOOOOOOLLLLLLLOOOOOOO. Incrível este jogador. O melhor em campo… Não só brilhou na baliza evitando que a sua equipa sofresse mais de 10 golos, como de seguida dá uma arrancada pela esquerda, de área a área, para restabelecer o resultado final. 9-2 para o Futebol Clube do Porto de Laleia na melhor partida de futebol alguma vez realizada…

90’ – O árbitro, ou melhor, Fernando Alberto Otamenti, dá por terminada a partida. O Porto vence por 9-2 e sagra-se campeão franciscano da taça FREI ISIDÓROS CUP. {#emotions_dlg.portugal}

Amiguinhos foi realmente assim que aconteceu, não estou a exagerar… :P Eu sei que podem dizer “Ah e tal, mas vocês jogaram quase todo o jogo com mais um”. Está certo, mas o Benfica tinha o Messi… Ainda pensei em convidar o Cristiano Ronaldo, mas não quis que o Messi ficasse intimidado com a sua presença… {#emotions_dlg.blink}

Paz e bem amiguinhos! Estaremos juntos na oração e no coração. {#emotions_dlg.heart}

Autoria e outros dados (tags, etc)

por missao em timor às 08:44



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Contador de visitas






Links

Blogs sobre missões

Frades Menores Capuchinhos


Facebook